Geografia1

Geografia Fisíca



GEOGRAFIA FÍSICA
GEOGRAFIA
A Geografia Física preocupa-se com as dinâmicas naturais da Terra e suas relações com as atividades humanas no meio geográfico.
A Geografia Física é a área dos estudos geográficos relacionada às manifestações terrestres naturais, envolvendo os processos superficiais e os elementos do interior do planeta que possuem direta relação com as formas e as alterações do relevo.
Através de suas diversas abordagens – como a Climatologia, a Geomorfologia, a Hidrologia, a Biografia, a Pedologia, a Glaciologia e muitos outras –, a Geografia Física aborda temas que se aglutinam, geralmente, em torno de quatro temas: a litosfera, a atmosfera, a hidrosfera e a biosfera. Para isso, mantém diretas relações com inúmeras outras áreas do conhecimento, como a Geologia e a Biologia.
Quando falamos em litosfera, referimo-nos à porção rochosa do planeta. É claro que a sua compreensão também deverá estar relacionada com as demais camadas internas do da Terra, pois sabemos que elas interferem direta e indiretamente nas transformações das formas de relevo.
Já os estudos da atmosfera englobam temas referentes não tão somente aos elementos presentes no ar e a sua movimentação, mas a todos os processos que acontecem acima da superfície terrestre, como as transformações dos climas e do tempo e as demais ocorrências.
A hidrosfera, por sua vez, envolve nos estudos nela realizados questões referentes ao comportamento das formas e cursos d'água da superfície terrestre, envolvendo tanto os rios e lagos quanto os mares e oceanos. As bacias hidrográficas também constituem um importante tema nesse campo.
Por fim, os assuntos relacionados com o estudo da biosfera, em uma ampla intersecção com a Biologia, abordam questões pertinentes às três temáticas acima estabelecidas, além das relações destas com os seres vivos. Portanto, a sua compreensão demanda de um melhor entendimento de todos os elementos terrestres, sejam eles bióticos ou abióticos.
Nesse ínterim, é importante destacar que a Terra é, acima de tudo, um sistema dinâmico. Sua composição e sua dinâmica não se limitam a essas separações temáticas que foram inventadas pelo homem apenas para estabelecer uma compreensão didática sobre as questões naturais.
Confira nossos textos abaixo relacionados!

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia


Fonte:  Texto de  Rodolfo Alves Pena

Nenhum comentário:

Postar um comentário